Política

 Enviar matéria por e-mail

Fiscais da Agefis têm aumento de 10%

Reajuste no salário de servidores fiscais beneficia trabalhadores ativos e aposentados. Eles estavam sem aumento de salário desde março de 2006

Tamanho da Fonte     ANE GOTTLIEB
asilva@jornaldacomunidade.com.br
 Redação Jornal Coletivo

[legenda=O governador Arruda comemorou a sanção da lei que garante o aumento salarial para os servidores ativos e aposentados da Agefis][credito=Foto: Acásio Pinheiro/GDF]O governador José Roberto Arruda assinou, hoje, o projeto de lei que reajusta em 10% os salários dos fiscais da Agência de Fiscalização de Atividades Urbanas (Agefis) do Distrito Federal. A sanção aconteceu durante a manhã,  no Centro de Administração do GDF, em Taguatinga. Mais de 2,4 mil servidores foram beneficiados com essa conquista que tem sido objeto de uma luta constante dos representantes do sindicato desde o final do ano passado.


Cerca de 300 servidores, entre ativos e aposentados, participaram da cerimônia. “É reconhecida a importância que influi na qualidade de vida”, ressaltou o  vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Carreira de Fiscalização de Atividades Urbanas do DF (Sindafis), Eduardo Jorge de Paula, ao referir-se à conquista do mérito. A Lei 1.423/09 foi votada na Câmara Legislativa, dia 6 de outubro passado, e aceita por unanimidade pelos deputados presentes e aguardava apenas a sanção do governador. O último aumento de salário que os profissionais de carreira tiveram foi em março de 2006. Por conta desses mais de três anos sem reajuste, o sindicato pedia, inicialmente, 30% de aumento, com o objetivo de repor as perdas salariais. Porém, por conta de um acordo, a categoria concordou em fechar o reajuste em 10%. Mesmo assim, os profissionais consideraram  o aumento significativo que ajuda na igualdade das carreiras típicas de estado.


Os fiscais são divididos em sete especialidades que são organizadas em três classes: fiscalizadores de obras, atividades econômicas e vigilância sanitária. “Profissão como a nossa é fundamental para a promoção de saúde, e não só para a prevenção”, comentou o presidente da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária (Avisa), André Godoy Ramos. De acordo com a lei sancionada hoje, ela não beneficia somente os trabalhadores ativos. Os aposentados também terão aumento gradual em seus salários. “Estou aqui porque gosto da carreira pela qual  tenho me dedicado. Sinto-me bem quando falo que trabalhei como fiscal”, garantiu o aposentado Claudemiro Marciano de Freitas, 83 anos. Ele trabalhou como fiscal na época da construção de Brasília e aposentou-se em 1986.


Reconhecimento do serviço desempenhado

 

Em 2000, houve uma reestruturação relacionada aos aposentados e eles foram rebaixados. Agora, após avaliação do governo eles retornam para a tabela da qual haviam saído na época. “A população não gosta de bagunça, ela quer ter legalidade”, ressaltou o governador Arruda, durante seu discurso. O governador  destacou, ainda, que “nesse governo nenhuma invasão e nenhum condomínio irregular foi instalado. A cidade voltou a cumprir a lei”, afirmou, lembrando que a valorização dos profissionais da Agefis   é  fundamental para o cumprimento das leis instituídas pelo governo. Os membros da Associação de Arquitetos do DF (Aarq-DF), representados por um grupo de servidores, pediram ao governador uma carreira específica  para analistas e planejamentos de gestão urbana a fim de agir em parceria com as áreas de fiscalização. Para o deputado  distrital Rôney Nemer (PMDB), idealizador do aumento salarial dos fiscais, a unificação das divisões fiscais e o pedido dos associados da Aarq-DF fazem com que o trabalho unido e planejado ajude diretamente o contribuinte.


Classificação Atual       ( 0 ) Dê a sua classificação:      


É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Grupo Comunidade

Home | Contato | Expediente | Anuncie | Receba nossas Publicações

Grupo Comunidade de Comunicação © 2008 | Política de Privacidade | Termos de uso