Cidade

 Enviar matéria por e-mail

Real Expresso: mais de 50 anos de qualidade

Companhia tem longa história no setor de transporte e possui, hoje, 63 linhas que atendem diversos Estados

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo

[legenda=Cláudio Flor lembra que a Real foi uma das empresas desbravadoras do Centro-Oeste ]Em tempos de popularização dos meios de transportes de passageiros no Brasil, o sistema rodoviário ainda é a principal modalidade de viagens em meios coletivos de abrangência local ou interestadual. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) este tipo de transporte é responsável por realizar 95% dos deslocamentos realizados no País.


A Real Expresso opera hoje 63 linhas distribuídas entre os sistemas interestadual e intermunicipal, atuando nos Estados da Bahia, Goiás, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Piauí e Santa Catarina, sendo Brasília sua sede.


A companhia foi inovadora  no segmento ao tornar obrigatório o uso do cinto de segurança para o transporte dos seus clientes, requisito que serviu de inspiração para a ANTT transformar o uso do equipamento obrigatório para todas as empresas do setor. A Real também inovou na forma de tratamento dos seus clientes e, pioneira, implantou a apresentação do motorista aos passageiros, de forma que este se identifique e passe procedimentos de segurança para o transcorrer da viagem.
“A Real foi uma das empresas desbravadoras do Centro-Oeste, e como muitas no Brasil, responsável pela interiorização do desenvolvimento e ocupação das grandes áreas na fronteira Oeste do País. Devido a isso, temos que inovar sempre”, justifica o diretorl da Real Expresso, Cláudio Luis Gomes Flor.


Inovação e qualidade é a palavra-chave no atendimento da empresa. Certificada pela norma técnica ISO 9001, a busca por novas tecnologias e formas de oferecer conforto aos clientes são frequentes. Um dos exemplos disso é o Cama Bus que, idealizado por técnicos da Real e montado pelas encarroçadoras Buscar, Comil e Marcopolo, possui 18 poltronas reclináveis e faz o itinerário Brasília/São Paulo, Brasília/Barreiras (BA)/Salvador (BA). Atualmente, a empresa conta com 185 veículos recém-adquiridos que são responsáveis pelo transporte de 140 mil pessoas por mês.


Em relação à segurança dos seus clientes, a Real Expresso respeita rigorosamente as normas estabelecidas em relação à jornada de trabalho dos funcionários. Na instituição todos os motoristas passam por reciclagens semestrais e só podem deixar a garagem em serviço os que tiverem descansado o tempo mínimo de 11 horas entre um percurso e outro. Neste processo também contam a disponibilidade de alojamentos para os motoristas nas cidades atendidas pela Real. Este  local é equipado com ar-condicionado e outras comodidades que desestressem e diminuam o cansaço do trabalhador de forma a prevenir acidentes por falha humana.


Outro procedimento para aumentar a segurança é a inspeção dos veículos. Após chegar dos itinerários, todos os ônibus são obri­gados a passar por uma lavagem externa, limpeza interna, abastecimento e manutenção preventiva – na qual se verifica se há necessidade de troca de alguma peça – ou corretiva, quando o veículo chega à garagem apresentando algum defeito técnico, que é prontamente solucionado.

[legenda=Carros da viação  receberam nova identidade visual,  mantendo as cores vermelha e preta, e incorporaram  novamente o amarelo-ouro que havia na marca dos anos 70]

Classificação Atual       ( 5 ) Dê a sua classificação:      


É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Grupo Comunidade

Home | Contato | Expediente | Anuncie | Receba nossas Publicações

Grupo Comunidade de Comunicação © 2008 | Política de Privacidade | Termos de uso