Cinemania

JORNAL VIRTUAL
CHARGE DO DIA
Clique para ampliar

 Enviar matéria por e-mail

A ciência para ser vista nos cinemas

CCBB exibe 28 filmes da Mostra Ver Ciência a partir de terça-feira

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo

[legenda=O drama dos japoneses será revisitado no filme Fukushima, mapeando a radiação][credito=Foto: Divulgação]O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe entre os dias 18 e 23 de outubro a 17ª edição da Ver Ciência – Mostra Internacional de Cinema na TV. O evento reúne uma seleção de documentários, séries e programas científicos de televisão do Brasil e do mundo. As temáticas principais envolvem mudanças climáticas, desastres naturais, evolução e biodiversidade, mulheres na ciência, entre outros. As sessões abertas ao público acontecem gratuitamente a partir das 16h30, mas é necessário retirar o ingresso na bilheteria com uma hora de antecedência.


Na mostra, o espectador vai encontrar informações sobre os mais recentes estudos e avanços da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico mundial. A ideia é promover e incentivar a disseminação da cultura científica, em especial para o público jovem, estimulando o pensamento criativo e a visão crítica, na tentativa de contribuir na ampliação da compreensão da importância da pesquisa científica no dia a dia da sociedade.


Em meio aos 28 programas que serão exibidos, um é completamente inédito. Caberá ao público brasileiro assistir à première mundial do documentário Fukushima, mapeando a radiação, que mostra o trabalho de cientistas no momento em que fazem a medição da radioatividade no entorno da usina. Em paralelo, as incertezas de moradores da cidade a respeito da contaminação. O programa começou a ser produzido logo após o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão em março de 2011. As sessões acontecem simultaneamente nos CCBBs de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, no domingo (23) às 20h30, fechando a mostra.


Outro destaque é a projeção do documentário Inventando coisas: cada vez menores. O filme mostra que na era da informação, o que é micro também tem seu lugar.


A mostra fará parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011. Uma seleção especial da programação estará em exibição permanente na Tenda da Ciência, montada na Esplanada dos Ministérios, abordando a temática da Semana: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.

[ampliar=sim]


Classificação Atual       ( 1 ) Dê a sua classificação:      


É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Grupo Comunidade

Home | Contato | Expediente | Anuncie | Receba nossas Publicações

Grupo Comunidade de Comunicação © 2008 | Política de Privacidade | Termos de uso