Política

 Enviar matéria por e-mail

Dilma lidera intenções de voto para as eleições de 2014

De acordo com a pesquisa, presidenta tem a preferência dos eleitores

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo

[legenda=Presidenta  Dilma Rousseff está em primeiro lugar]Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, a presidenta Dilma Roussef lidera as intenções de voto para 2014. Em três cenários diferentes, com combinações distintas de candidatos concorrentes, a preferência dos eleitores pela presidenta varia de 53% a 60%.


No primeiro cenário de intenção de voto estimulada (aquela em que o entrevistado escolhe um candidato entre os que lhe são apresentados em uma lista), a pesquisa simulou uma situação “todos contra todos” e incluiu até candidatos do mesmo partido. Nesse quadro, Dilma aparece com 53% das intenções de voto. José Serra (PSDB- SP) tem 12% das intenções, e Marina Silva (Rede), 8%. Em seguida aparecem o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 7%; o presidente do STF, Joaquim Barbosa, com 3%; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 2%; e Fernado Gabeira (PV), com 1% das intenções. No quadro com esses nomes, 6% dos entrevistados disseram que votariam nulo ou em branco e 8% afirmaram que não sabem em quem votar.


Já no segundo cenário criado pela pesquisa, em que Aécio Neves é o candidato do PSDB, a presidenta tem 58% das intenções de voto. Marina Silva aparece com 12%, e Aécio Neves com 9%. Eduardo Campos foi o preferido de 3% dos entrevistados. Afirmaram que votariam em branco ou nulo 9% dos entrevistados.


A terceira simulação, sem o governador Eduardo Campos na disputa, é a que Dilma aparece com mais intenções de voto, 60% Marina Silva tem 13% e Aécio Neves, 9%.


Ainda segundo a pesquisa, Dilma tem 35% das intenções de voto espontâneas, que é quando o entrevistado diz quem é seu candidato sem que lhe seja apresentada uma lista com nomes. Nesse mesmo critério, José Serra tem 4% das intenções e Aécio Neves tem 3%. Marina Silva aparece com 2%, Eduardo Campos e Joaquim Barbosa têm 1%. Na pesquisa espontânea, 12% dos entrevistados apontaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato de sua preferência.

 

 

 

Dilma é a preferida para 2014 em três cenários diferentes


Classificação Atual       ( 0 ) Dê a sua classificação:      


É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Grupo Comunidade

Home | Contato | Expediente | Anuncie | Receba nossas Publicações

Grupo Comunidade de Comunicação © 2008 | Política de Privacidade | Termos de uso